Pesquisar
Agenda
agosto 2014
S T Q Q S S D
« jul    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Slideshow

O folclore brasileiro faz parte da cultura do país, contendo músicas, diversão, lendas, mitos e outros. Confira mais sobre o assunto.

O que é o folclore brasileiro?

O folclore é um conjunto de músicas, mitos e lendas que são passadas de geração em geração. Algumas das histórias acabam surgindo de mentes criativas, da imaginação das pessoas, principalmente daquelas que vivem em cidades do interior.

As histórias foram criadas para divertir as pessoas e outras que chegam até a assustar. Essas histórias são lendas e mitos que não fazem parte da realidade, uma mistura de acontecimentos sobrenaturais e bastante misteriosos, o folclore que é famoso em todo o Brasil faz parte de festas populares.

Lendas Populares

Saci-Pererê

Saci-Pererê faz parte de uma das lendas mais famosas de todos os tempos. Ele é representado por um garoto negro que possui apenas uma perna. Sempre andando com seu cachimbo e um gorro vermelho que lhe dá alguns poderes mágicos. Ele também é famoso pelas suas travessuras, atos que promovem a sua diversão. Entre as travessuras está: queimar comida, espantar cavalos e acordar com as gargalhadas.

Mãe-D’água

A mãe-d’água é na verdade uma sereia, com a metade dor corpo de mulher e a outra metade de peixe com uma calda grande. Ela com o seu canto atraente encanta os homens das proximidades e os leva para o fundo das águas.

Curupira

O curupira é considerado o defensor das matas e também dos animais silvestres. Ele é representado por um anão de cabelos longos e os pés virados para trás. Ele persegue pela mata toda aqueles que de alguma forma desrespeitam a natureza. Então quando algumas pessoas desaparecem na mata, muitos habitantes de cidades do interior acreditam ser a obra do famoso curupira.

Boto

A lenda do Boto surgiu na região norte do país. Ele é representado por um jovem rapaz, que além de charmoso é muito bonito, ele que encanta as mulheres em festas e bailes, levando-as para a beira do rio, engravidando-as. Quando a madrugada se aproxima o jovem mergulha nas águas do rio, onde se transforma em um boto.

Músicas

As músicas de folclore são populares em todo o Brasil e carregam um pouco da cultura do país transmitidas de geração em geração há centenas de anos. As músicas normalmente envolve jogos e brincadeiras para a diversão, reunindo todos. As músicas são bem simples e com letras fáceis e memorização rápida devido as repetições e algumas rimas.

Apesar de serem famosas em todo o Brasil, as músicas do folclore são mais famosas nas cidades do interior abordando muitos temas como relacionamentos, casamentos, namoro, personagens do folclore e outros com letras divertidas normalmente acompanhadas por um som de viola ou violão.

Pombinha branca

Pombinha branca, que está fazendo?
Lavando a louça pro casamento
A louça é muita, sou vagarosa
Minha natureza é de preguiçosa

Pombinha branca, que está fazendo?
Lavando a louça pro casamento
Passou um homem
De terno branco
Chapéu de lado
Meu namorado

Mandei entrar
Mandei sentar
Cuspiu no chão!
Limpa aí seu porcalhão!

A cor morena

A cor morena / É cor de ouro
A cor morena / É o meu tesouro

É de meu gosto / É de minha opinião
Hei de amar a cor morena Quer papai queira, quer não
(Bis)

A cor morena / É cor de prata
A cor morena / É quem me mata

É de meu gosto / É de minha opinião
Hei de amar a cor morena / Com prazer no meu coração
(Bis)

A cor morena / É cor de canela
A cor morena / É uma cor tão bela

É de meu gosto / É de minha opinião
Hei de amar a cor morena / Quer papai queira ou não
(Bis)

Sapo Cururu

Sapo Cururu na beira do rio
Quando o sapo grita, ó Maninha, diz que está com frio
A mulher do sapo, é quem está lá dentro
Fazendo rendinha, ó Maninha, pro seu casamento

Nana Nenem

Nana nenem
que a cuca vem pegar
papai foi pra roça
mamãe foi trabalhar
Desce gatinho
De cima do telhado
Pra ver se a criança
Dorme um sono sossegado.


Comentário fechado.